Congelamento de sêmen protege onça pintada da extinção

Material genético do animal ameaçado de extinção será colhido e armazenado para futuras reproduções

Maior felino das américas está ameaçado de extinção. Fonte: O Globo

O projeto

A associação Mata Ciliar (mataciliar.org.br), conduz um projeto pioneiro para a conservação do maior felino das américas, a onça pintada.

O projeto consiste em criopreservação do sêmen e inseminação artificial, iniciando pela coleta e armazenamento do material genético de machos da espécie e posteriormente a inseminação de fêmeas.

Ao todo, considerando todas as etapas, o projeto levará mais de 3 anos para sua conclusão.

Criogenia traz ótimos resultados na preservação de material genético de espécies ameaçadas. Fonte: Galileu

A iniciativa ocorre em colaboração com o Center for Research of Endangered Species, ou em português, Centro de Pesquisa de Espécies Ameaçadas, de Cincinnati, nos EUA.

Além da ONG brasileira e do Centro de pesquisa estadunidense, a campanha conta com o apoio da Universidade federal do Mato Grosso.

A técnica da preservação seminal por meio de criogenia já obteve bons resultados na preservação e reprodução in vitro de tigres siberianos entre outros animais ameaçados de extinção.

Esperança da preservação da Onça Pintada vem da criogenia Fonte: Blog do frio.

O que é Criogenia?

A palavra criogenia é de origem grega e significa “produção de frio”. Atualmente, o termo define o ramo que estuda o congelamento de materiais.

Atualmente, o processo vem sendo amplamente utilizado na preservação de células, tecidos ou embriões, podendo ser mantidos inalterados por tempo indefinido.

Enquanto não conseguimos a preservação das espécies pelo respeito e cuidado com seus habitats, contamos com a tecnologia para que espécies importantes não deixem de existir.

Fonte: Blog do frio, Wikipedia, Mata Ciliar, UFMT.

 

Conheça nossos produtos!

+ de 1000 produtos
Naturais, Ecológicos, Veganos e Orgânicos
VER TODOS PRODUTOS

Deixe um comentário