4 metas de ano novo para você ter um 2022 mais sustentável

Uma pequena lista que é muito mais uma inspiração e um convite à reflexão do que um motivo de pressão para o seu novo ano. 

Plásticos  

Imagem: Reprodução

Os últimos dois anos foram tempos difíceis. A pandemia nos levou a rever atitudes, repensar valores e definir novos hábitos, mas ainda há muito o que fazer quando o assunto é cuidar do nosso planeta. 

Por isso, o Diário Atlantikos começa o ano com um convite a refletir sobre quatro pequenos hábitos diários que podem ter grande impacto ao longo do novo ano rumo a um futuro mais equilibrado.

1. Substitua o plástico sempre que possível

volodymyr-hryshchenko-unsplash  

Imagem: Volodymyr Hryshchenko via Unsplash

Se você nos acompanha há um tempo já deve ter lido que, se continuarmos no mesmo ritmo de produção e consumo de itens de plástico, estima-se que em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. Sim, alarmante!

É preciso cada vez mais optar por itens reutilizáveis e abandonar os descartáveis.

Mas o melhor é saber que é muito fácil ao menos diminuir o uso dele. Levar sacolas reutilizáveis ao supermercado, dizer não aos canudinhos (ou carregar consigo o seu canudo ecológico), evitar pratinhos, copos e talheres descartáveis são algumas das sugestões mais simples de implantar no dia a dia.

Conheça todas os nossos reutilizáveis aqui.

2. Repense suas compras na moda

índice  

Imagem: Reprodução

Na nossa matéria especial sobre descarte de roupas, trouxemos o dado do Apparel Industry Overproduction Report, conteúdo desenvolvido pela empresa americana ShareCloth, de que são produzidas 150 bilhões de peças por ano na indústria da moda global.

No entanto, 30% dessas peças nunca são vendidas.

Por isso, na hora de comprar uma nova blusinha, pare e pense se você precisa mesmo de mais uma peça de roupa. E se precisar, dê preferência para marcas que não utilizam tecidos derivados do petróleo, e sim algodão e outros materiais certificados.

Além de durarem mais no seu armário, essas roupas causam menos impacto ambiental para serem produzidas.

Conheça as nossas roupas veganas e ecológicas aqui.

3. Pense no descarte consciente

decor_upcycling-1  

Imagem: Reprodução

Tirar de casa aqueles itens que não tem mais uso faz parte dos processos de limpar a energia acumulada e abrir espaço para o novo. Mas pensar no destino desses itens é tão importante quanto, já que não existe jogar fora. Tudo continua existindo na Terra, mas longe dos nossos olhos. 

Por isso, avalie se é possível dar outro uso para os materiais e, caso não seja possível, venda, troque ou doe para quem tem interesse em usá-lo. O que não é mais útil pra você pode ser exatamente o que outra pessoa está procurando. E assim você evita, ainda, o descarte indevido nos aterros sanitários.

Quer ajuda para reciclar seu lixo? Veja o nosso artigo sobre dicas de reciclagem ou o nosso vídeo do youtube sobre o tema!

4. Diminua – ou elimine! – o consumo de carne

carne-vegetal  

Carne feita a base de plantas! Fonte: reprodução.

Já falamos amplamente aqui no Diário sobre o quão nociva e cruel é a indústria da carne e do leite, e sobre o quão variada pode ser a dieta vegetariana ou vegana. E já falamos aqui, inclusive, sobre a dieta vegetariana ou vegana ser apta para crianças na primeira infância

A transição para essas dietas pode envolver um mix de motivações que vão desde a melhora na saúde, passando pela ética envolvida no fim da exploração animal, pela contribuição real com a redução da emissão de gases de efeito estufa e, ainda, pela preservação das florestas.

Mas vale lembrar que a gente acredita que a jornada de conscientização é diferente para cada um, e que o processo é muito mais sobre fases e pequenos progressos do que uma virada de chave completa. Cada prato consciente é válido, mas se respeitar nesse processo é fundamental.

Essas são algumas ações que podem te inspirar a criar um dia a dia mais equilibrado e um futuro mais sustentável.


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!