9 produtos ecológicos para você ajudar o planeta!

Conheça os números do descarte, principalmente, inspire-se nessas 9 ideias de como substituir o plástico no seu dia a dia.

Produtos reutilizáveis e sustentáveis  

Imagem: Recicla Sampa.

Se você é morador deste planeta já deve ter ouvido falar que estamos a caminho de um colapso por conta da alta geração de lixo e da baixíssima taxa de reciclagem.

De todo plástico produzido, 35% é usado uma só vez e por menos de 20 minutos – por vezes o tempo de uso é de apenas 13 segundos! Some a esses números o fato de que no Brasil a taxa de reciclagem de plásticos é de menos de 2%.

Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e de acordo com o Greenpeace UK, todo ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico. Hoje apenas 4% de toda área marítima ainda não foi poluída.

Produtos reutilizáveis e sustentáveis 2  

Imagem: Naja Bertolt Jensen via Unsplash.

E se você é leitor do Diário Atlantikos, já leu na nossa lista de 4 metas de ano novo para um 2022 mais sustentável a informação de que até 2050 vai ter mais lixo plástico do que peixes nos oceanos, se nada for feito para mudar esse cenário.

Por isso, não tem mais meio termo. Precisamos abolir definitivamente das nossas vidas os plásticos de uso único. 

Mas se você se sente perdido sobre por onde começar, não se preocupe. A Atlantikos ajuda todo mundo nessa caminhada. 

Reunimos aqui 9 itens simples para você começar a fazer substituições no seu dia a dia. Porque atitudes individuais podem, sim, salvar o planeta!

 1. Canudos

 

Segundo a campanha The Last Plastic Straw (o último canudo plástico, em português), são usados 500 milhões de canudinhos nos Estados Unidos diariamente.

No Brasil, diversas cidades brasileiras felizmente já proibiram o uso dos canudos de plástico, mas os de papel também geram um grande volume de lixo. Por isso, optar por um canudo reutilizável é a melhor troca que você pode fazer. 

Aqui na Atlantikos a Silicup oferece canudos feitos 100% de silicone, dobráveis, coloridos e lindos! 

E além de tudo são fáceis de higienizar, basta lavar na água quente com a escova exclusiva que acompanha o produto.

Gostou da ideia? Confira aqui os detalhes deste produto.

2. Copinho retrátil reutilizável

 Um copo descartável é usado, em média, durante 13 segundos, mas mesmo assim vai ficar no nosso planeta por um período que varia entre 250 e 400 anos!

Com essa informação fica fácil ver sentido em carregar na bolsa ou no bolso, além dos canudos dobráveis, um copo de silicone retrátil. Em duas versões com capacidade para 200ml ou 480ml, fechado ele fica somente com 2 cm.

Totalmente sustentável e ecológico, o produto da Silicup é 100% de silicone, feito pelo mesmo processo utilizado em acessórios voltados à medicina e uso culinário.

Por isso, ele pode ser colocado em lavadora de louças, freezer a -40 ºC, microondas e forno até 230 °C.

Portanto, pode ser utilizado tanto com bebidas quentes, como café, chá, chocolate, como também geladas, como açaí, sorvete e até mesmo para fazer gelo.

Toda a versatilidade dos silicups é atestada. Os produtos possuem certificação do Inmetro e do FDA (Food and Drugs Administration) que indicam a qualidade e a indicação para o uso do produto para qualquer idade para consumo de bebidas e alimentos.

Bom demais, né? Confira aqui todas as cores disponíveis. Uma mais linda que a outra! 

3. Garrafinha dobrável de silicone

A garrafa PET vem sendo cada vez mais reciclada. Segundo dados da Abipet – Associação Brasileira da Indústria do PET, em 2019 foram recicladas 311 mil toneladas do material, o que representa 55% do volume descartado.

Estamos em um ótimo caminho, mas o ideal mesmo é evitar ao máximo o consumo, ou seja, gerar cada vez menos demanda. 

Optar por bebidas em lata já é uma grande ação, pois o Brasil está entre os maiores recicladores de latinhas de alumínio.  De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio – Abralatas, em 2020 o percentual reciclado chegou a 97,4%, se tornando o maior case de circularidade do nosso país.

Mas para matar aquela sede de água quando você está na rua, o melhor é levar a sua própria água de casa, para não precisar comprar a garrafinha de plástico. 

As de silicone da Silicup são feitas também em um material super resistente e de qualidade técnica atestada nacional e internacionalmente.

Em formato squeeze, ela tem capacidade para 400ml quando aberta, mas é dobrável para trazer ainda mais praticidade.

Conheça todos os detalhes do produto aqui

4. Saquinhos reutilizáveis para hortifruti 

 

Segundo dados da ABIEF – Associação Brasileira de Embalagens Plásticas Flexíveis, só em 2020 a produção de sacolas plásticas atingiu 2,088 milhões de toneladas. Esses são números apenas no Brasil, em apenas um ano. 

Neste mesmo ano o consumo per capita chegou a 9,7kg por habitante. Isso mesmo, cada um de nós temos o poder de decisão de deixar de consumir praticamente 10kg de sacolas plásticas por ano. 

O melhor é que a Atlantikos tem várias sugestões para os primeiros passos nessa trajetória de redução do uso das sacolas plásticas. A primeira delas são os saquinhos reutilizáveis de filó reforçado para você usar na feira, mercado e hortifruti em geral.

Super leve, esse material não impacta na balança na hora da pesagem, é fácil de lavar e sai praticamente seco da máquina de lavar roupas, prontinho pra você usar de novo e de novo.

A Meraki Sustentável tem kits com 6 e 10 peças, em diferentes medidas, nas cores branco  ou preto pra você escolher qual se encaixa melhor na sua necessidade.

5. Ecobags

Existem diversas opções de ecobags de tecido, das estampadas às lisas ou com frases de afirmação sobre seus valores. Todas práticas e sustentáveis.

A ecobag da Obioká é duplamente sustentável. Além de te ajudar a não usar sacolas plásticas, ela é feita de tecido reciclado, produzido a partir de descartes de confecções que são desfiados e transformados em novos fios.

São fios isentos dos processos convencionais de tintura e acabamento, que são os mais nocivos ao meio ambiente. 

Se o desafio é lembrar de pegar suas sacolas reutilizáveis antes de sair para as compras, saiba que logo vira um hábito que você vai se encher de orgulho. Fora o fato de apoiar uma produção que é 100% brasileira e artesanal! 

Confira aqui os detalhes da ecobag da Obioká.

6. Ecopads

Para quem usa maquiagem ou simplesmente para quem curte o momento de limpeza e cuidados com a pele, os ecopads são uma alternativa sustentável para os discos convencionais de algodão quimicamente tratado que são descartados diariamente no meio ambiente.

A Esmera tem um kit com 6 unidades de discos com várias camadas de tecido 100% algodão de um lado, e do outro em malha. Diferentes texturas para diferentes usos. 

Cada disco tem aproximadamente 8cm de diâmetro, feitos à mão, localmente e com matéria prima nacional.

Gostou da ideia de diminuir a produção de lixo, continuar cuidando da pele e ainda apoiar um negócio local? Vem conferir mais detalhes aqui!

7. Talheres de bambu

A organização Ocean Conservancy relaciona os talheres como os objetos “mais letais” para tartarugas marinhas, aves e mamíferos. E assim como os canudos e copos, é possível encontrar alternativas de materiais mais sustentáveis para os talheres. 

É o caso do bambu, e os motivos para apostar no bambu para se tornar uma pessoa mais sustentável são muitos: é uma planta que cresce rápido e em abundância, seu cultivo dispensa o uso de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas e as raízes e rizomas do bambu nutrem o solo, mesmo após a colheita.

Além de ser um recurso renovável, a planta do bambu contribui para diminuir o efeito estufa, pois é um dos vegetais que mais libera oxigênio.

Convencido? Então vem ver o kit composto por colher, garfo e faca, todos de aproximadamente 20cm, pra você carregar na bolsa ou na mochila e usar sempre que precisar comer fora.

8. Coador de café

Somos um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. E que tal trazer o olhar de sustentabilidade para esse item que tem tanta importância no nosso dia a dia?

Ao invés de descartar um filtro de papel por dia, você pode optar por um de tecido, que pode ser lavado e reutilizado em média por 180 vezes. Uma durabilidade incrível, não é mesmo?

Mas além de ser ecologicamente correto, ele vai deixar seu café ainda mais puro saboroso, com um aroma ainda mais acentuado.

Confira aqui os diferentes tamanhos e escolha o seu.

9. Guardanapos de tecido

Os guardanapos do dia a dia parecem inofensivos, mas sim, eles têm grande representatividade no volume de lixo acumulado nos lixões e aterro sanitários.

E sempre que há uma opção reutilizável, ela vai ser melhor que o descartável. Por isso, a Atlantikos te apresenta uma opção de guardanapo de tecido, que combina estilo e sustentabilidade tanto para ocasiões especiais como pro dia a dia mesmo.

A Esmera tem guardanapos de 20cm x 20cm em tricoline 100% algodão, que vem com estojo de algodão cru para facilitar a organização e o transporte deles.

Porque sim, eles também são perfeitos para levá-los com você na bolsa ou mochila e evitar o uso dos guardanapos de papel nas refeições fora de casa.

Clique aqui e conheça todos os nossos produtos reutilizáveis!

Fontes: National Geographic Brasil, CNN.

 


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!