Adubo orgânico: o que são, como fazer e como usar

Totalmente natural e muito utilizado na agricultura, saiba tudo sobre esse grande aliado da sua horta!image3  

O que é?

O adubo orgânico é um insumo muito utilizado na agricultura, principalmente por quem prefere usar apenas produtos naturais em sua horta, como na produção dos alimentos orgânicos.

Mas você sabia que existem vários tipos e usos para seu adubo orgânico? É isso que iremos mostrar a partir de agora!

Os principais tipo de adubo orgânico

O adubo orgânico é feito de matéria orgânica, ou seja, de produtos cuja decomposição forma uma mistura rica em nutrientes ideal para fertilizar o solo.

Existem várias opções de matérias orgânicas que podem ser utilizadas para o preparo desse tipo de adubo.

Veja as principais:

1. Esterco de animais herbívoros

O estrume do gado, ovelhas, cavalos entre outros animais é uma das matérias mais utilizadas para o preparo do adubo orgânico.

noticias_1521662612  

2. Compostagem

Essa técnica é ideal para quem mora em apartamento ou casas pequenas, já que usa restos de alimentos vegetais além de pedaços de grama ou plantas para produção do adubo.composteira  

3. Minhocas

O húmus de minhoca é outra excelente opção de adubo, já que esses animais são capazes de formar um solo rico em nutrientes.

tv-minhocas  

4. Grama

Depois de cortar seu gramado, você pode utilizar a grama cortada como cobertura morta para sua horta ou jardim. Além de fonte importante de nutrientes, essa cobertura também pode proteger a horta das variações de temperaturas.

adubo-para-gramas  

Os cuidados na utilização do adubo orgânico

Por serem produzidos com materiais diferentes, os adubos também exigem alguns cuidados distintos, que podem demandar mais ou menos atenção.

O adubo orgânico produzidos com grama e filhos, por exemplo, não requer manutenção. Basta aplicar homogeneamente na horta.

Já a compostagem ou o húmus de minhoca requerem atenção diária, mesmo que breve. É preciso reabastecer o composteira ou minhocário todos os dias com resíduos.

Além disso, deve haver cuidado para que não haja mal cheiro ou procriação de larvas e insetos. Para isso deve-se controlar a humidade bem como cobrir a matéria orgânica quando não estiver sendo manuseada.

Ganhe qualidade na sua horta

Como vimos, não faltam opções de adubo orgânico para você usar na sua horta. Você pode produzi-los em casa se preferir, ou se buscar mais praticidade, pode comprar pronto e só os aplicar.

luxo_organico_01  

Fonte: Belagro, Globo Rural

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!