Além do coelho Ralph: saiba mais sobre testes de produtos em animais

O simpático coelho Ralph causou grande comoção na opinião pública mundial. A mensagem dele é grave e aponta uma crueldade ultrapassada e desnecessária.

O curta ‘Save Ralph’, da HSI mostra a vida de um simpático coelhinho que “trabalha” como cobaia. Fonte: HSI

A origem dos testes em animais

Pesquisadores afirmam que as primeiras experiências com animais vivos ocorreram séculos antes de cristo, na Grécia e Europa ocidental.

Alguns dos pais do conhecimento moderno, como Aristóteles e Galeno, praticavam dissecação para entender a anatomia dos animais, bem como faziam com cadáveres humanos.

É importante destacar que ao longo da história os testes em animais foram importantes para avanços no campo da medicina, como por exemplo nas descobertas de vacinas e antibióticos.

Testes de cosméticos em animais além de cruéis, são ultrapassados e inconclusivos. Fonte: UOL

As alternativas à crueldade 

Com o desenvolvimento da ciência nas culturas de células e testes em vitro, grande parte dos testes conduzidos em animais se tornaram desnecessários.

Um exemplo de testes desnecessários e inconclusivos são os que envolvem cosméticos. São atos de extrema crueldade e muitas vezes invalidados, pois a pele humana se comporta de maneira diferente da de animais com pelo, entre outros fatores.

Diante do avanço tecnológico, muitos especialistas já são contrários aos testes em animais, e alegam que os testes em células em vitro, além de banir a crueldade, são mais assertivos.

Os testes em vitro e culturas de células apresentam melhores resultados além de banir o sofrimento animal. Fonte: Bothanico Hair

Produtos Cruelty Free 

Marcas de todo mundo se recusam a participar e financiar essa crueldade, e para esses produtos foi criado o termo “Cruelty Free”, ou em português, “Livre de Crueldade”.

Todos os produtos Veganos e a esmagadora maioria dos produtos que se intitulam Naturais são Cruelty Free.

Aqui na Atlantikos, temos o orgulho de dizer que 100% da nossa linha de marcas parceiras não participa nem produz nenhuma forma de sofrimento animal.

Como ajudar a causa?

A pressão da opinião pública tem causado mudanças nas legislações e pressão política quanto ao banimento dessas práticas.

Atualmente, oito estados brasileiros já proibiram esses testes na indústria cosmética, são eles: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Paraná, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Muitas campanhas e petições são feitas globalmente para conscientizar as populações e governos ao redor do mundo sobre o tema.

Saiba mais sobre a campanha Save Ralph, da Humane Society International, aqui: https://www.hsi.org/saveralphmovie/.

 

 

Veja o vídeo do Coelho Ralph:

 

Fontes: Wikipedia, HSI, Galileu, Omtheskin.

 

VEJA TODOS CONTEÚDOS AQUI

Notícias, Curiosidades, Receitas, Filmes e Muito Mais!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO UNIVERSO SUSTENTÁVEL!

Notícias, curiosidades, inovações, cultura, dicas e mais!

Política de privacidade

 

 

Conheça nossos produtos!

+1500 produtos
Naturais, Veganos e Ecológicos
VER TODOS PRODUTOS

 

Deixe um comentário