Alimentos clean label: conheça mais sobre essa tendência

Você já ouviu falar em clean label? Esse conceito classifica uma nova categoria de alimentos que oferece mais qualidade e transparência ao consumidor. 

Young Woman Groceries Shopping In Local Supermarket.  

Imagem: reprodução

Em tradução literal, a expressão clean label significa rótulo limpo, e vem sendo usada para designar produtos que levam poucos ingredientes e que eliminam aquelas substâncias de nomes complicados. 

A intenção desse movimento é que nós, consumidores, consigamos entender exatamente o que estamos comprando e, principalmente, o que estamos ingerindo.

O termo é relativamente recente no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais destaque nas prateleiras graças a uma demanda crescente da sociedade por uma alimentação mais saudável. Vem conhecer mais!

O que são os alimentos clean label?

Clean-Label-Atlantikos4  

Imagem: Kenny Eliason via Unsplash

Nesse segmento da indústria de alimentos, a proposta é extrair da natureza os ingredientes para substituir os aditivos químicos que agregam consistência e durabilidade aos produtos processados.

O que quer dizer que, além de não conter corantes, conservantes, espessantes e aromatizantes artificiais, esses alimentos ainda levam ingredientes mais naturais, e por isso são mais nutritivos.

Além disso, esse modelo de produção prioriza tudo que é orgânico, evitando grãos e outros elementos geneticamente modificados. A ideia é que eles sejam o mais próximo possível dos alimentos que preparamos na nossa cozinha.

Mas para a indústria, essa mudança exige uma série de ajustes e investimentos, o que acaba encarecendo o produto final. Mas cá entre nós, saber exatamente do que é feito cada item que a gente compra no mercado vale a pena, não é mesmo?

Como encontrar os produtos clean label?

Clean-Label-Atlantikos3  

Imagem: Melanie Lim via Unsplash

Ainda não há regulamentação sobre o assunto no Brasil, nem mesmo no exterior. Então, por enquanto, o único jeito de saber se um alimento é mesmo clean label é verificando a lista de ingredientes, que deve ser curta e conter apenas nomes compreensíveis. 

Uma outra forma que a gente indica bastante aqui no Diário é procurar conhecer mais sobre a marca e seus processos de produção.

Ou ainda recorrer a lojas, supermercados ou marketplaces como a Atlantikos, que tem como critério a venda de produtos veganos, naturais, orgânicos e ecológicos. 

Fontes: Viva Bem, Liv Up.

 


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+2000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!