Ansiedade pelas mudanças climáticas afeta 45% dos jovens no mundo

Pesquisa feita com 10 mil pessoas de 16 a 25 anos mostra que jovens consideram o futuro assustador.

Manifestação de estudantes

As mudanças climáticas e suas terríveis consequências já são bastante estudadas pela comunidade científica. Porém, elas não se restringem à natureza.

Uma pesquisa publicada no periódico Science Direct indicou que as alterações do clima vêm afetando a saúde mental das pessoas mais jovens.

Cientistas das universidades de Bath, Helsinki e East Anglia entrevistaram 10 mil pessoas com idades entre 16 e 25 anos, de 10 países diferentes, incluindo o Brasil. O objetivo era entender como os jovens estão sendo afetados pelas mudanças climáticas.

Os participantes responderam perguntas sobre como se sentiam a respeito da emergência climática e do posicionamento dos governos sobre o tópico.

A partir das respostas, eles puderam avaliar se a ansiedade, pensamentos negativos e a angústia dos jovens em relação ao clima estavam ligadas às medidas tomadas pelos governantes.

A pesquisa concluiu que 59% dos entrevistados estão muito ou extremamente preocupados com as mudanças climáticas, e mais da metade relatou sentir tristeza, ansiedade, raiva, impotência e culpa sobre essas questões.

Os jovens também se mostraram insatisfeitos quanto às ações dos governantes sobre as mudanças climáticas. Dos entrevistados, 61% alegaram que a forma como os governos lidam com as alterações do clima não protege o planeta, a geração atual ou as futuras.

Governo como principal motivo para angústia em relação às mudanças climáticas

Muitos entrevistados admitiram ter um alto número de pensamentos negativos e sensação de ansiedade e angústia devido às respostas inadequadas dos governantes.

“Este estudo mostra um quadro horrível de ansiedade climática generalizada em nossas crianças e jovens. E sugere, pela primeira vez, que altos níveis de sofrimento psicológico em jovens estão ligados à inação do governo”, explicou Caroline Hickman, coautora principal da pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, deve partir dos governantes medidas para minimizar a angústia dos jovens, “proteger a saúde mental de crianças e jovens por meio de ações éticas, coletivas e baseadas em políticas contra as mudanças climáticas”.

Fonte: Um Só Planeta

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS