Bambu é a Aposta da Economia Florestal Sustentável

Com potencial para uso desde a engenharia até os cosméticos, o bambu é a matéria-prima sustentável que tem se tornado a aposta do século.

Plantação de bambu.

O que é? 

Bambu é o nome popular dado a mais de 1250 espécies de plantas em todo o mundo. Essas espécies se destacam pela grande adaptabilidade ao meio, podendo ser encontradas nos mais diversos climas.

Os bambus possuem em sua maioria caules lenhificados, que podem ser utilizados na produção de diversos objetos, como instrumentos musicais, móveis e até na construção civil.

Quando transformado em fibra, ele ainda pode ser utilizado na indústria têxtil e cosmética. Além de ter propriedades antibacterianas.

Insumos de uso diário feitos com bambu.

Sustentável e renovável

Outra grande qualidade da planta é seu crescimento rápido e sua grande resistência, permitindo que se tenha rápida reposição da espécie após sua retirada para utilização.

O bambu é utilizado em larga escala no mundo todo, especialmente Ásia e África, por sua versatilidade, e sua rápida integração ao meio ambiente após descarte o transforma numa matéria-prima sustentável.

Estrutura de bambu.

Bambu no Brasil

No Brasil temos presença de espécies de bambu em vários estados, se destaca o Acre, que possui uma das maiores florestas nativas de bambu do mundo.

Desde 2016, iniciativas vêm sendo tomadas não só para incentivar o uso do bambu como também realizar pesquisas para descobrir novas propriedades.

Em 2020, foi criada a CVT Bambu (Centro Vocacional Tecnológico do Bambu), e os responsáveis esperam grandes avanços para os próximos anos.

Fonte: Wikipedia, Portal Amazonia.

 

VEJA TODOS CONTEÚDOS AQUI!

Notícias, Curiosidades, Receitas, Filmes e Mais!

 

Conheça nossos produtos!

+1500 produtos
Naturais, Veganos e Ecológicos
VER TODOS PRODUTOS

Deixe um comentário