Coleta Seletiva: o que é e qual a sua importância?

Contribuindo para a coleta seletiva, podemos diminuir a exploração dos recursos naturais e a poluição dos solos e das águas.

A coleta seletiva é um mecanismo que facilita o processo de descarte de resíduos.

A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores.

Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.

Deve ser ressaltado que a palavra “resíduo” designa descartes que podem ser reciclados ou reutilizados e “rejeito” se refere aos descartes que não possuem mais nenhuma utilidade.

Ainda há muitos desafios para que a reciclagem se torne, de fato, uma prática na rotina dos brasileiros. Diariamente, a quantidade de lixo produzida no país ultrapassa 130 mil toneladas!

Se a população separasse o lixo em reciclável e comum, 40% dos produtos poderiam ser aproveitados. Atualmente, apenas 7% são reciclados.

Aumentando a reciclagem de plástico no país | Unilever

Importância da coleta seletiva

A coleta seletiva representa a forma mais adequada e ecológica para o descarte de resíduos. Através da possibilidade de reciclagem de diversos materiais, ela evita a poluição dos solos e dos oceanos.

Todo o caminho do lixo até seu destino é de grande importância, pois o resíduo que é descartado incorretamente causa impacto negativo no meio ambiente.

Em áreas urbanas, o lixo que não foi coletado devidamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de insetos geradores de doenças, como os mosquitos.

Além disso, o vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. Assim, há a possibilidade de que o plástico entre na cadeia alimentar dos animais.

A coleta seletiva tem um papel fundamental em:

  • Promover uma maior conscientização sobre as questões ambientais
  • Possibilitar o reaproveitamento de materiais
  • Evitar o desperdício dos recursos naturais não-renováveis
  • Melhorar a economia
  • Gerar mais empregos
  • Prolongar o tempo de vida útil dos aterros sanitários
  • Evitar a poluição do solo e da água

Código das cores

Foi estabelecido pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), na Resolução N.º 275/2001, um código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.

Azul: papéis e papelões

Verde: vidros

Vermelho: plásticos

Amarelo: metais

Marrom: resíduos orgânicos

Preto: madeiras

Cinza: materiais não reciclados

Branco: lixos hospitalares

Laranja: resíduos perigosos

Roxo: resíduos radioativos

Além dos coletores específicos para cada tipo de material, existem resíduos como: óleo usado, pilhas, baterias, rolhas etc. Geralmente, as próprias empresas que trabalham com esses produtos os recebem de volta depois de usados.

Tecnologia auxilia na coleta seletiva

Caso a sua prefeitura não possua coleta seletiva, você não precisa esperar até a disponibilização do serviço para dar o descarte mais adequada para seus resíduos.

Existem empresas que são especializadas em facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos. Elas, em sua maioria, oferecem os serviços para condomínios e empresas.

Além disso, com a avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil contribuir com a coleta seletiva! Alguns aplicativos disponibilizam e facilitam a obtenção do serviço. Selecionamos, aqui, alguns deles:

Cataki

Cataki é um aplicativo que conecta catadores de materiais recicláveis a você. Basta agendar uma coleta pelo app que o catador mais próximo da sua localização irá até o local.

Reciclagem de Plásticos

O Reciclagem de Plásticos permite localizar pontos de entrega voluntária e está disponível em 61 cidades e em 20 estados brasileiros. Basta preencher sua localização e ele apontará os pontos de reciclagem mais próximos.

Rota da Reciclagem

Rota da Reciclagem mostra, de forma didática, como funciona a separação e a entrega de embalagens “longa vida”. O aplicativo também informa onde estão as cooperativas e empresas que compram esse tipo de resíduo.

Recicle.me

Recicle.me possui proposta similar ao Cataki, ele permite que você disponibilize informações sobre seu tipo de resíduo no app, e encontre alguém que pode retirá-lo e transformá-lo em algo útil.

Descarte Rápido

O Descarte Rápido mapeia a localização de todos os pontos de coleta próximos a você e mostra serviços e produtos que podem contribuir com menos lixo em aterros sanitários.

É importante que cada pessoa faça sua parte na hora de descartar o lixo que produz. A separação correta dos materiais permite que os recicláveis cheguem corretamente aos locais no quais podem ser reaproveitados.

Dessa forma, os resíduos que seriam completamente descartados, gerando mais poluição, retornam à cadeia econômica.

O ciclo de reciclagem torna o planeta mais sustentável através da diminuição na exploração dos recursos naturais.

Fontes: Um Só Planeta, eCycle, Toda Matéria

Veja nosso vídeo para aprender ainda mais sobre reciclagem e a sua importância para o meio ambiente!


foto Amanda Magalhães  Por Amanda Magalhães. Apaixonada pela escrita, acredito em um futuro igualitário e consciente.”

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS