Cosméticos naturais: o que são, benefícios e o clean-label

Veja por que eles podem ajudar sua saúde, deixar a vida mais equilibrada e cuidar da sua aparência.c4  

O que são cosméticos naturais? Quais as diferenças?

Cosméticos naturais são feitos de ativos e princípios retirados diretamente da natureza, sem adição de produtos químicos e sintéticos.

Pode-se afirmar que os cosméticos naturais possuem ingredientes mais seguros e saudáveis tanto para sua saúde quanto para o meio ambiente. Além de usarem ingredientes que, na maioria dos casos, possuem mais de um ativo/benefício apenas.

Os componentes sintéticos, muitas vezes são poluentes, ao atingirem as redes de esgoto ou lençóis freáticos envenenam o meio ambiente, além de, claro, fazerem mal à saúde de quem os utiliza.

A maioria das marcas que assume uma produção de produtos naturais possui valores ecológicos e sustentáveis na sua operação. Porém é sempre importante sobre a marca produtora antes de fazer uma compra.

Aqui na Atlantikos, todas as mais de 100 marcas que vendem cosméticos na plataforma são sustentáveis na produção enquanto ofertam cosméticos de alta qualidade e eficácia. Conheça todos aqui.

c3  

Cosméticos naturais fornecem benefícios a saúde e meio ambiente. Foto: Blog Saboaria

Cosméticos naturais e o movimento vegano do “Cruelty Free”

Além dos benefícios que os ingredientes naturais trazem, os cosméticos naturais trazem uma cultura de respeito ao meio ambiente e aos animais por parte de seus produtores.

A esmagadora maioria de marcas que se reconhecem como “naturais” também fazem parte do movimento “Cruelty Free”, ou “livre de crueldade”, em português.

Esse é um movimento vegano contra a exploração e testes em animais durante a produção de cosméticos, medicamentos, produtos de higiene e outros. Algo que acontece muito com coelhos, ratos e até cachorros da raça beagle (por serem muito dóceis).

c5  

Cosméticos veganos (cruelty-free) não maltratam animais em testes.

Mas é sempre importante verificar se a marca também é vegana ou “cruelty free” tanto no site em que estiver comprando quanto em lojas e supermercados.

Aqui na Atlantikos sempre verificamos se uma marca é vegana antes que ela entre na plataforma

O movimento “Clean Label” e a importância do rótulo

Com o esclarecimento sobre os malefícios que os aditivos químicos fazem para a saúde, tornou-se muito importante identificar esses elementos nos rótulos dos produtos.

O movimento “Clean Label”, ou em português, “rótulo limpo”, trata sobre a clareza de informações dos rótulos de produtos, para que o consumidor comum possa saber exatamente o que está consumindo.

As marcas que praticam o “clean label” devem deixar visivelmente explícito na embalagem do produto informações como: ingredientes, valores nutricionais e informações alérgicas, por exemplo.

 

c3  

Cosméticos naturais e veganos tem muitos benefícios diferentes!

Fonte: Boa Forma, LikaBio.

 

ENTRE NA NOSSA LISTA DE EMAIL!

Você receberá 2 emails por semana com ofertas e conteúdos em produtos veganos, ecológicos e orgânicos!