Creme de leite vegano de aveia

Esse creme de leite caseiro é bem fácil de ser preparado, leva apenas ingredientes simples, é bem acessível e em conta e fica com uma textura ótima!

creme-de-leite-vegano-de-aveia  
60 minutos | Calorias: 125

Ingredientes:

– 1 + 1/2 xícara de aveia em flocos finos

– 3 xícaras de água, divididas

– 2 colheres (sopa) de óleo de semente de uva (ou outro óleo vegetal neutro)

– 1/8 de colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Coloque a aveia em flocos finos em uma tigela e cubra com 1 xícara de água quente por 2 horas ou durante a noite.

1. Coloque a aveia hidratada no liquidificador junto com o restante da água, com o óleo e com o sal. Bata por 3 a 5 minutos, até ficar bem homogêneo.

2. Com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o creme de leite. Você pode adicionar o resíduo que sobre em outros preparos.

3. Use nas mais diversas receitas. Armazene o creme de leite de aveia em um pote fechado na geladeira por até 5 dias a uma semana. Quanto mais fresco, melhor para uso.

Notas:

1. A adição de óleo vegetal é necessária nesse Creme de Leite de Aveia porque a aveia em flocos não contém uma quantidade boa de gordura, o que é necessário para um creme de leite. O óleo de semente de uva é o meu preferido por ser bastante neutro, mas você pode substitui-lo por óleo de girassol ou óleo de soja, por exemplo. Se você for usar o creme de leite apenas para preparações salgadas, o azeite de oliva é uma ótima opção. Não recomendo substituir por óleo de coco, pois ele se comporta diferente dependendo da temperatura, o que vai influenciar na textura do creme de leite vegetal.

2. Deixar a aveia de molho previamente influencia tanto no sabor como na textura do creme de leite. Para facilitar, você pode deixar de molho na noite anterior ao preparo.

3. Se você prefere um creme de leite mais grosso, basta adicionar menos água na hora de bater no liquidificador.

Dica Lixo Zero:

Não jogue fora o resíduo que sobrou ao coar o creme de leite de aveia. Ele pode ser usado para enriquecer massas de pães, bolos e bolachas ou ainda como componente para o preparo de um mingau salgado.

Confira o passo a passo no vídeo:

Fonte: plantte.com.br

 

Confira também:

Leite condensado vegano

Confira a receita completa aqui.

Doce de leite vegano de castanha-de-caju

Confira a receita completa aqui.

 

ENTRE NA NOSSA LISTA DE RECEITAS VEGANAS!

Receitas veganas enviadas 1x por semana no seu email! Sempre deliciosas e fáceis de fazer!

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS