Desodorantes naturais: o que são e quais os benefícios

Esse produto tão indispensável no nosso dia a dia pode estar trazendo diversos ingredientes químicos para o seu organismo. Que tal repensar a escolha do seu desodorante diário e optar por produtos mais naturais?

Desodorantes_naturais_capa  

A transpiração é um processo fundamental para a saúde, já que é uma reação natural do corpo a uma situação de calor excessivo. 

Durante a prática de exercícios físicos ou em momentos de estresse, medo ou ansiedade, a principal função do suor é auxiliar na manutenção da temperatura corporal. 

Além de manter a temperatura ideal, o suor é também uma das formas que o organismo tem para eliminar toxinas. 

Porém, apesar de ser uma reação natural e necessária do organismo, a forma com que cada um lida com a própria transpiração pode variar.

A verdade é que quase todo mundo prefere tratar o mau cheiro provocado pelo contato do suor com as bactérias presentes na pele da axila. 

Mas há quem opte por um desodorante antitranspirante capaz de, além de controlar as bactérias, manter as axilas secas.

Nesse caso, é importante entender que esse desodorante antitranspirante comum vendido nas farmácias e supermercados é controverso e traz diversos ingredientes perigosos. 

Entenda mais sobre:

Por que deixar de usar os desodorantes antitranspirantes?

Desodorantes-naturais-2  

Diferentemente do desodorante que age nas bactérias que causam o mau cheiro, o antitranspirante foi desenvolvido para controlar a transpiração.

E o grande problema desses produtos é conter ingredientes como triclosan, proprilenoglicol, parabenos, fragrâncias químicas, alumínio e álcool que, embora sejam regulamentados pela Anvisa, apresentam diversos impactos negativos. 

Destes, o alumínio é o ingrediente ativo que tem mais potencial nocivo, e ele é encontrado em absolutamente todos os desodorantes antitranspirantes. Ao ser aplicado nas axilas, o alumínio forma um gel que entope temporariamente os poros que liberam o suor.

Além de impedir que o corpo exerça essa função vital que é transpirar, a utilização de cosméticos que contenham alumínio faz com que esse metal penetre na pele e atinja o sistema circulatório, causando diversos danos à saúde.

Por isso, é importante frisar: o suor não tem cheiro. O odor desagradável é resultado da decomposição das moléculas de suor e restos celulares pelas bactérias presentes na pele,

Então, se você quer evitar o odor, o caminho não é impedir o suor, e sim tratar as bactérias presentes na região, o que é possível com produtos muito mais naturais, sem a presença de alumínio.

O que é desodorante natural?

Desodorantes-naturais-foto3  

Como o nome sugere, os desodorantes naturais têm como premissa eliminar os componentes químicos da sua fórmula, usando exclusivamente ingredientes naturais.

Entre as opções mais usadas estão o óleo de coco, com propriedades hidratantes e bactericidas; a manteiga de karité, um potente regenerador celular; o bicarbonato de sódio, que inibe o crescimento de fungos e ajuda a absorver a umidade; e o leite de magnésia, uma boa alternativa para quem tem alergia ao bicarbonato de sódio. 

Óleos essenciais também podem entrar na lista para agregar fragrância e os mais diversos princípios ativos. Conheça aqui os 8 principais óleos essenciais e seus benefícios.

Quais são os tipos de desodorante natural?

Desodorantes-naturais-foto4  

A disponibilidade de desodorantes naturais é cada vez maior, e hoje é possível encontrar de todos os tipos: em creme, em barra, o inovador formato cristal, os já velhos conhecidos roll-on e spray.

Cada um com as suas características de uso conseguem atender a todas as rotinas e todas as preferências.

Clique aqui e conheça as mais de 30 opções de desodorantes naturais e veganos vendidos na Atlantikos.

Quais as vantagens do desodorante natural?

Desodorantes-natuaris-foto5  

  • São livres de químicas nocivas
  • Não agridem sua pele
  • Não geram alergias, coceiras ou escurece as axilas
  • São mais hidratantes
  • Não prejudicam o meio ambiente

Vale ressaltar que, para quem transpira bastante e quer passar a usar desodorantes naturais, a dica de adaptação é reaplicar a cada 6h ou quando sentir necessidade. Pois, de fato, como os naturais não impedem os poros de liberar o suor, pode haver a necessidade de retoque do produto.

Mas apesar de uma diferente dinâmica de aplicação, os desodorantes naturais tendem a durar muito mais que os convencionais. 

Todo desodorante natural é vegano?

Desodorantes-naturais-foto6  

A resposta para essa dúvida bastante frequente é não. Nem todo desodorante natural é vegano, mas há uma tendência das marcas atuais combinarem as duas características.

Por isso, vale sempre conferir atentamente a embalagem do produto e, se houver disponibilidade, buscar mais informações mais aprofundadas sobre o posicionamento da marca.

A escolha do desodorante correto para você não pode mais ser automática. É hora de adotar uma postura consciente e considerar as melhores alternativas para você, sua saúde, e para a natureza!

Fontes: Veja Saúde, eCycle, Bioute, Positiv.a, Bioute.

Leia também:

9 marcas de desodorantes naturais pra você escolher o seu

Sabonetes naturais e veganos: o que são, benefícios e mais

8 óleos essenciais que você precisa conhecer

 


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+2000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!