Fraldas ecológicas: o que são, benefícios e como usar

As fraldas de pano estão de volta e têm grande potencial para diminuir o impacto das descartáveis para o meio ambiente.fraldas_descartavelepano  

A fralda descartável como a conhecemos nasceu na década de 1940, mas foi a partir da década de 1980 que de fato revolucionou a vida das mães modernas, se tornando quase um item de sobrevivência.

Mas o fato é que nos últimos anos estamos percebendo que o custo dessa praticidade é alto para o planeta.

Vem entender!

A produção das fraldas descartáveis

As fraldas descartáveis têm como matéria-prima de seus itens plásticos o petróleo, um recurso não renovável.

Nas partes absorventes, é usada a polpa de celulose, componente retirado das árvores, e estima-se que 1 bilhão de árvores são usadas, por ano, para suprir a indústria de fraldas no mundo. 

Elas também demandam toneladas de litros de água para serem fabricadas e consomem outras toneladas de combustíveis para serem distribuídas. Tudo isso para serem usadas uma única vez, por poucas horas.

E quando são jogadas fora, voltam a precisar do transporte de caminhões para serem levadas para lixões ou aterros, onde permanecem por séculos – levam nada menos que cerca de 450 anos para se decompor.

Os prejuízos ao meio ambiente

fraldas_descartavelepano2  

Imagem: greenme.com.br

Além da extração excessiva, os números do descarte também são alarmantes. Até o desfralde, que acontece normalmente depois dos dois anos de vida, a criança consome entre 5.000 e 5.500 fraldas (o que equivale, inclusive, a um gasto de cerca de R$ 6 mil!).

Estimativas apontam que as fraldas descartáveis representam cerca de 30% do lixo mundial não biodegradável. Apenas na cidade de São Paulo são enviadas cerca de 300 toneladas de fraldas descartáveis para os aterros sanitários por dia. E no Brasil são descartadas quase 2 bilhões de toneladas por ano.

A tecnologia das novas fraldas reutilizáveis

Sim, temos uma opção cuja pegada ecológica é imensamente menor. As fraldas de pano voltaram ao mercado na última década, estão disponíveis para todas as fases do bebê — da fralda ecológica para recém-nascido às fralda de pano grande —, e agregam hoje muita tecnologia.

Os tecidos atuais dos forros têm poder de absorção bem maior, o que ajuda a deixar um volume bem menor do que os modelos antigos mas, em alguns casos, ainda maior do que a descartável, vale ressaltar.

Além disso, hoje são mais resistentes para poderem ser lavados na máquina sem problemas, e muitas opções são de secagem rápida. Tudo isso sem perder o toque suave que a delicadeza que a pele de um bebê exige.

E o que não falta são opções. Estampadas ou lisas, com fechamento em velcro ou botão, com forrinho absorvente reutilizável ou não, e também as chamadas all in one (fralda completa, com capa e forro absorvente). 

Conheça as nossas fraldas ecológicas aqui.

Como lavar as fraldas ecológicas

fraldas_descartavelepano3  

Imagem: greenme.com.br

Quanto ao processo de limpeza, o ideal é sempre recorrer às orientações do fabricante, mas no geral, é indicado despejar os dejetos sólidos no vaso sanitário, e então manter as fraldas sujas acumuladas do dia em um balde seco, sem deixar de molho para não estragar a camada impermeável dos tecidos. 

O prazo para se manter ali é, no máximo, de um dia para o outro, e então fazer uma pré lavagem na máquina apenas com água para tirar o excesso de resíduo.

Depois disso, já é possível colocar para a lavagem normal com sabão biodegradável e sem testes animais, junto até das outras roupinhas do bebê para otimizar o uso de água. Amaciante de roupas e a secagem na secadora não são recomendados.

Adotar ou não o uso de fraldas de pano é uma escolha muito pessoal e, claro, envolve as prioridades de cada família. Mas ter conhecimento do impacto ambiental de cada uma das fraldas jogadas fora é um grande passo para que essa escolha seja feita de forma mais consciente.


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!