Grupo Boticário anuncia que será 100% vegano até 2025

Todos os lançamentos a partir de setembro já serão veganos, e os demais produtos passarão por reformulação em até três anos.

Imagem: divulgação.

Detentor das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult e O.u.i, o Grupo Boticário anunciou a meta de banir matérias-primas de origem animal de todos os seus produtos até 2025. 

Todos os lançamentos a partir de setembro já serão veganos, e os demais produtos passarão por um processo de reformulação e adequação nos próximos três anos. Alguns deles já estão sendo reformulados, como a linha de maquiagem Intense, d’O Boticário, que foi relançada em 2020 em versão totalmente vegana.

“Em 2020, 85% dos desenvolvimentos do Grupo Boticário não usaram ingredientes de origem animal, isso corresponde a mais de 1 mil opções veganas. Com este compromisso que assumimos agora, queremos chegar a um portfólio 100% vegano o quanto antes”, declarou Gustavo Dieamant, diretor de Produto e Desenvolvimento do Grupo Boticário ao site Propmark.

A  iniciativa faz parte do projeto Uma Beleza de Futuro, que estabelece compromissos de sustentabilidade e responsabilidade social até 2030.

Sem testes em animais e outras práticas sustentáveis

Manu Gavassi em campanha da linha de maquiagem Intense, do Boticário, foi relançada em 2020 em versão totalmente vegana (via mercadoeconsumo.com.br).

O Grupo Boticário reforça ainda que o novo passo segue a linha de práticas Cruelty Free. Há 21 anos a companhia não realiza testes em animais e, desde 2017, não usa ingredientes de origem animal que são provenientes de sofrimento. Há mais de cinco anos, criou uma pele 3D, que replica células de pele humana no laboratório. A marca O Boticário já possui selos cruelty free como o Leaping Bunny (Cruelty Free International) e Beauty Without Bunnies (PETA).

No último mês, o Grupo anunciou também a criação da plataforma “Beleza Transparente”, uma iniciativa para promover mais transparência e sustentabilidade na cadeia de produção do mercado de beleza. Estão disponíveis conteúdos sobre o universo químico e científico da área, como podcasts, vídeos, conteúdos exclusivos sobre economia circular e diversos outros temas.

Com essa ação de compartilhar conhecimento, a empresa diz que quer estimular o consumo consciente e convidar os consumidores a refletirem sobre inovação em prol de uma cadeia produtiva mais sustentável.

Recentemente, o Grupo Boticário também fechou uma parceria com a DHL Supply Chain para a utilização de veículos elétricos nas operações logísticas. A meta é ter 100% das entregas feitas por veículos elétricos em todo o país até 2025. Com a parceria, estima-se que mais de 48 toneladas de gases deixarão de ser emitidas por ano a partir de 2022. Além disso, a empresa conseguiu atingir 100% de energia renovável em suas fábricas. 

Fontes: Propmark, Vegan Business, Mercado e Consumo


Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.

 

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