Japão está criando regulação para a carne cultivada

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês quer estabelecer se o consumo de carne cultivada possui algum risco para a saúde humana.
BRF investe US$ 2,5 milhões em "churrasco de laboratório", com startup Aleph – Money Times

Atualmente, o Japão tem uma lei de saneamento de alimentos em vigor.

Nela, são prescritas as condições específicas para a produção, processamento e venda de itens convencionais de carne.

Devido à carne cultivada ainda não ser aprovada para venda, essas diretrizes não se aplicam ao setor, que agora precisa de um enquadramento próprio.

Uma equipe de especialistas ficará encarregada de entender todo o processo de cultivo, coletando dados sobre cada etapa do processo para elaborar um relatório sobre os potenciais riscos envolvidos.

A contaminação por substâncias tóxicas e as potenciais consequências para a saúde humana são considerados pontos prioritários.

Após a apresentação do relatório, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar realizará um painel para decidir sobre as precauções de segurança necessárias.

As estruturas de outros países, onde a carne cultivada está fazendo progressos significativos, serão levadas em consideração.

Isso necessariamente incluirá Cingapura, que continua sendo o único país a aprovar produtos de carne cultivada para venda comercial.

Espera-se que os EUA e Israel sejam usados como pontos de referência ao lado, pois ambos têm setores cultivados em expansão.

As carnes cultivadas no Japão
Preciso discordar do Bill Gates - Canal Agro Estadão

Em abril, a empresa IntegriCulture anunciou que havia cultivado com sucesso células de fígado de frango e pato.

O avanço permitiu que a companhia passasse da fase de pesquisa para a fase de prototipagem, usando seu sistema próprio CulNet.

Tendo arrecadado US$ 16 milhões em financiamento até o momento, a empresa procura produzir foie gras cultivado como seu primeiro produto comercial.

A companhia Nissin Food Holdings e a Universidade de Tóquio estão trabalhando juntas para produzir carne bovina cultivada.

Os dois aparentemente conseguiram criar a primeira carne comestível à base de células do Japão no início deste ano.

A equipe de pesquisa está agora empenhada em tentar produzir um pedaço de carne bovina de dois centímetros de espessura e 100 gramas até 2025.

Se o projeto for bem sucedido, a produção em massa será tentada.

Fonte: Green Queen

Confira Também:

Investigação descobre graves violações ao bem-estar animal
Carne vegetal: o que é e como é feita
Startup de carnes vegetais lança perfume de bacon vegano


Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS