10 receitas de leites vegetais

Não é tão trabalhoso como alguns dizem e são muito mais nutritivos do que as opções animais.

Imagem: divulgação

1. Leite de avelã, nozes, castanha-de-caju ou castanha-do-pará

80g da oleaginosa escolhida
750ml de água filtrada

Descasque as nozes ou avelãs,deixe de molho por 12h. Dispense a água do demolho, bata com água filtrada no liquidificador e peneire. Siga a mesma receita para fazer leite de castanha-de-caju ou castanha-do-pará, sem a etapa de descascar)

2. Leite de amêndoas

1/2 copo de amêndoas sem casca
400ml de água filtrada

Deixe as amêndoas de molho de 8h a 12h. Dispense a água do demolho e bata com água filtrada no liquidificador. Depois peneire. Se possível, mergulhe as amêndoas em água fervente e retire toda a película antes de bater. Além de obter um leite mais fino e homogêneo, a massa que sobra fica mais gostosa.

3. Leite de amendoim

Ferva quatro copos de água (se quiser um leite mais encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 min). Bata com uma xícara de amendoins torrados e sem sal e coe.

4. Leite de arroz integral

1/4 de xícara de arroz integral
500ml de água filtrada

Deixe o arroz de molho por 6h. Cozinhe-o sem sal, bata no liquidificador com a água e coe.

5. Leite de quinoa

Ponha quatro colheres de quinua e um litro de água em uma panela. Deixe ferver e coe para retirar uma resina de sabor amargo presente nos grãos. Depois, adicione um litro de água e cozinhe por 25 min. Bata tudo e, se quiser, coe novamente.

6. Leite de aveia ou de linhaça

Imagem: bioalimentar.com

Coloque no liquidificador a quantidade desejada de aveia em flocos com o dobro de água filtrada. Duas horas depois, bata e coe. Se ficar grosso, ponha mais água. Para o leite de linhaça, siga o mesmo processo, mas deixe quatro horas hidratando.

7. Leite de coco

Rale um coco seco e bata no liquidificador por, no mínimo, 5 minutos com água quente suficiente para cobri-lo. Coe em um voal ou em um pano de algodão limpo. Rico em proteínas e sem os aditivos químicos da versão comercializada, é um leito perfeito para doces e shakes.

8. Leite de girassol, gergelim, pistache ou abóbora

Deixe um copo de sementes de gergelim de molho por 12 horas. bata com quatro copos de água filtrada e coe bem. A proporção para o leite de pistache, girassol ou semente de abóbora (com ou sem casca) é a mesma. Importante: os ingredientes devem ser sem sal.

9. Leite de inhame

Bata dois inhames pequenos e descascados em 500ml de água e coe. Pode ser mantido por até três dias na geladeira. Dica: o leite fica mais saboroso se batido com amêndoas (deixadas de molho por 8h), frutas, melado ou folhas de hortelã.

10. Leite de soja

Deixe duas xícaras de grãos de soja de molho em 2 litros de água durante 12h. Descarte a água e lave os grãos. Ferva 3 litros de água (10 copos). Coloque a soja no liquidificador e, utilizando a função pulsar, acrescente um copo de água quente. Bata pulsando e adicione mais 2 copos de água fervente. Bata por 5 minutos na velocidade mínima e coe em uma peneira, espremendo bem.

Leve a pasta de soja resultante do processo de coar ao liquidificador novamente e repita a operação até terminarem os 10 copos de água quente, sempre batendo e coando.

Finalmente, coloque todo o leite em uma pena e deixe ferver em fogo baixo, sem parar de mexer. Depois de 10 minutos, quando a espuma formada em cima do leite praticamente sumir, apague o fogo e coloque imediatamente em um “banho-maria invertido”, ou seja, coloque a panela dentro de outra cheia de água gelada.

Fonte: E-Book Leites e Queijos Veganos, da Sociedade Vegetariana Brasileira