Leites vegetais: o que são, benefícios, variedade e nutrição

Saiba mais sobre esse alimento super nutritivo e saudável que vai muito além do famoso leite de soja, e pode ser feito com mais de 15 matérias-primas diferentes.

leites_vegetais_amendoas  

Imagem de Couleur via Pixabay

Eles podem ser consumidos puros, em bebidas quentes ou frias e também nas mais diversas receitas. São ótimos para os alérgicos ou intolerantes à lactose, para os veganos e para todos os que buscam uma alimentação mais equilibrada e saudável eliminando o leite de origem animal. 

Afinal, os leites vegetais somam benefícios: fornecem fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas. Alguns deles são especialmente nutritivos, como o de castanhas, por exemplo, que contém proteínas, selênio, ferro e fósforo.

Já no de aveia, encontramos vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e ferro, sendo uma opção muito indicada para quem possui baixo teor de ferro no sangue. 

É possível fazer leite também de amêndoas, de amendoim, de pistache, de quinua, de linhaça, de arroz, de semente de girassol, de semente de abóbora, de semente de melão, de coco, de inhame, de soja, e outros.

Leite de Coco  

O leite de coco é uma das várias opções de leites vegetais disponíveis. (Imagem de Tijana Drndarski via Unsplash)

E já que alimentação consciente pode ir além dos atributos de saúde, o fato de todo leite vegetal ainda ter uma pegada ecológica muito menor que a do leite de origem animal vai agregar – e muito! – na decisão de substituição.

Mas e o cálcio?

A preocupação é real e legítima. O cálcio é um mineral fundamental à nossa saúde. Principal responsável pela resistência da estrutura óssea, 99% dele está no esqueleto e nos dentes. O 1% restante também tem funções vitais no nosso organismo. 

Mas é mito dizer que o ser humano precisa do leite de vaca para obtê-lo. O cálcio está presente em abundância nos alimentos vegetais e é possível consumi-lo de diversas maneiras. 

Tofu, brócolis, couve, espinafre e feijão têm seu lugar na lista, mas o tahine, pasta feita a partir da semente de gergelim, pode ser um grande aliado, principalmente se a ideia é seguir consumindo cálcio majoritariamente através do leite.

leites_vegetais_gergelim  

O leite de arroz é delicioso e muito nutritivo! (Imagem de ideiavegana.com.br)

Doenças associadas ao consumo leite de vaca e laticínios

A Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida afirma que o leite animal é fonte de vitaminas e minerais, e tem clara importância na saúde e alimentação. Mas diversos estudos apontam a relação entre o consumo de leite de vaca e doenças, e o tema merece atenção.

A forma de alojamento dos animais, o método de ordenha e as condições de higiene em todo o ciclo levam a diversos perigos microbiológicos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão a tuberculose, a salmonelose, entre outras infecções. 

Os perigos químicos são tão relevantes quanto. Hormônios, antibióticos, pesticidas e inseticidas usados na criação e na alimentação das vacas podem estar relacionados a muitas doenças graves, incluindo as cardíacas, diabetes, cânceres de mama, próstata e ovário, artrite, alergias, obesidades, acne, entre outras.

Motivos não faltam para que o leite de origem animal seja definitivamente substituído pelas opções da bebida à base de plantas, que são muitas!

Faça você mesmo!

Leites vegetais  O mercado de leites vegetais vem crescendo e atualmente temos dezenas de marcas disponíveis nas gôndolas. Apesar de industrializados, eles têm seu benefício: muitos são enriquecidos com cálcio e outros nutrientes. Por outro lado, a versão caseira tem a vantagem de não levar aditivos químicos nem conservantes.

Então, que tal aprender a fazer em casa? Não é tão trabalhoso como alguns dizem e é muito mais nutritivo do que as opções animais. Ao prepará-lo em casa, você ainda evita o descarte da embalagem.

— Confira no nosso canal de receitas: 15 opções diferentes de leite vegetal!


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!