Levedura nutricional: o que é e para que serve

Esse ingrediente vai agregar sabor e saúde aos seus pratos.

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O que é levedura nutricional?

Existem diversos superalimentos que potencializam a nossa energia e o nosso sistema imunológico. Entre eles está a levedura nutricional, também conhecida como nutritional yeast. Você já ouviu falar?

Ela é ingrediente estreante no prato dos brasileiros em geral mas tem se tornado a queridinha da culinária saudável.

É um tipo de levedura provinda da cultura de beterraba e do melaço de cana que, diferentemente das leveduras fermentativas que são usadas para fazer pão ou a para fazer cerveja, é exposta a altas temperaturas para ser desativada, processo que impede a fermentação. Por isso ela pode ser fortificada durante o processo de produção. 

O resultado é uma riquíssima soma de nutrientes: a levedura nutricional é rica em proteínas, fibras e minerais como ferro, zinco, magnésio, cromo, fósforo e cobre, além de vitaminas, principalmente as do complexo B.

Para melhorar, ela não contém glúten nem ingredientes de origem animal, o que faz com que ela seja apta para vegetarianos, veganos e celíacos. 

Os benefícios da levedura nutricional

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Sabemos que nem sempre é possível incluir na alimentação diária todos os alimentos necessários para nutrir cada pedacinho do nosso corpo.

Por isso, um alimento que reúne tantos nutrientes pode ser um grande aliado não apenas das pessoas que seguem uma dieta restritiva, mas sim de todas as que têm rotinas atribuladas.

Os benefícios são verdadeiramente amplos:

1. Previne o envelhecimento precoce

Já que é rica em antioxidantes, como a glutationa, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, também possui atividade anticancerígena e previne o surgimento de doenças crônicas.

2. Fortalece o sistema imunológico

Já que é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio e zinco, além de um tipo de carboidrato, o beta-glucano, que atua como imunomodulador e pode estimular as células do sistema imune.

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3. Ajuda a diminuir o colesterol

Já que as fibras reduzem a absorção de colesterol a nível intestinal.

4. Previne a anemia

Pois é rica em ferro e a vitamina B12.

5. Melhora a saúde da pele, cabelo e músculos

Por ser rica em proteínas, vitaminas do complexo B e selênio.

6. Melhora o funcionamento do intestino

Em conjunto com o consumo adequado de água, já que é rica em fibras que favorecem os movimentos intestinais.

Impossível não concordar que adicionar a levedura nutricional nas refeições significa levar uma boa dose de saúde para o seu prato.

Como usar a levedura nutricional?

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Apesar de ser um suplemento nutricional, muitos a veem como um tempero vegano. O que não deixa de ser, já que ela pode ser encontrada em pó ou em flocos e agrega muito sabor aos preparos.

Você pode usá-la de várias formas, tanto em preparos quentes como para simplesmente polvilhar sobre a refeição já pronta. 

Confira algumas dicas de como usar a levedura nutricional:

  • Temperar saladas e pipoca;
  • Condimento para encorpar molhos e sopas;
  • Acrescentar em massas, pães e recheios de tortas;
  • Incrementar bebidas como shakes nutricionais;
  • Para fazer requeijão vegetais;
  • Como substituto do queijo ralado de origem animal;
  • Em receitas, para substituir farinhas. 

Algumas marcas como a WVegan possuem linhas saborizadas, com produtos com sabor adicional de provolone, parmesão, ervas finas, entre outros, que podem agregar ainda mais no sabor final das suas refeições. 

E se a essa altura você está se perguntando onde encontrar a levedura nutricional, a Atlantikos tem uma categoria dedicada a ela que pode ser um complemento ou a estrela das suas refeições. 

Conheça aqui todos os produtos da categoria Levedura Nutricional.

Receitas com levedura nutricional

Ainda ficou na dúvida sobre como usar esse superalimento? Dá uma olhada nas receitas que o Diário Atlantikos já reuniu como sugestão que levam a levedura nutricional para realçar o sabor do preparo:

Tomates recheados com tofu

Crepioca salgada vegana

Muçarela vegana de mandioca

Queijo vegetal de tofu

Pão de beijo – o pão de queijo vegano

Tofu à parmegiana

 

Fontes: Tua Saúde, Amaro Inspire, VeganWay, Essential Nutrition.


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
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