Maior usina de captura de carbono do mundo é inaugurada na Islândia

A instalação tem capacidade para remover até 4 mil toneladas de CO2 por ano. 

Imagem: Climeworks

Já está em operação a maior usina de captura e armazenamento de carbono do mundo. Orca, como foi batizada, foi inaugurada no início deste mês na Islândia, e é resultado da parceria entre a startup suíça Climeworks e a empresa islandesa Carbfix, especializada em armazenamento de carbono. O nome faz referência à palavra islandesa “orka”, que significa energia. 

A instalação é composta por 8 containers cheios de ventiladores que puxam o ar externo para um filtro que captura quimicamente o dióxido de carbono. Depois de extraído, o carbono isolado é misturado com água e bombeado para o subsolo, onde lentamente vai se transformar em rocha em um prazo de até dois anos.

Imagem: Climeworks

Alimentada por energia renovável de uma fábrica geotérmica próxima, Orca tem capacidade para remover até 4 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Existem apenas 15 centrais no mundo capazes de fazer este processo, e são responsáveis pela captura de mais de 9 mil toneladas de CO2 por ano. Com esta nova usina, o número poderá chegar a 13 mil toneladas.

Imagem: Climeworks

Defensores do método de captura e armazenamento de carbono acreditam que essa tecnologia pode se transformar em uma importante ferramenta na luta contra as mudanças climáticas. Outros especialistas, no entando, alertam que ela pode ser uma “distração perigosa” para o real problema da dependência dos combustíveis fósseis.

Fontes: Climeworks, The Guardian, eCycle, publico.pt


Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.

 

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS PRODUTOS