Mais de 12 mil alunos terão refeições plant-based em Ubatuba

A iniciativa ajuda os alunos a descobrirem a grande diversidade de refeições que podem ser produzidas sem derivados de animais.Crianças podem ser veganas? · Alto Astral

O programa tem como objetivo expandir o paladar dos estudantes. É necessário que jovens tenham a consciência de todos os benefícios que uma alimentação plant-based pode trazer para suas vidas.

“É muito importante oferecer para os alunos uma merenda alternativa que valorize as frutas, os legumes e as verduras. São refeições que estarão proporcionando benefícios para a saúde das crianças, com menor consumo de gorduras e mais vitaminas e fibras. Além disso, elas terão a oportunidade de conhecer novos sabores, por isso o nome do programa”. Explicou a secretária municipal de Educação, Fatinha Barros, em comunicado.

Ocorreram palestras com orientações para diretores e coordenadores escolares, bem como servidores da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba. Além disso, os pais dos alunos também receberam convites para conseguirem informações sobre as vantagens de uma alimentação plant-based.

Outro benefício do programa é a sustentabilidade, já que a carne animal traz prejuízos para o meio ambiente. Os gases de efeito estufa do gado aceleram o aquecimento global, 1 kg de carne bovina usa mais de 15.400 litros de água, além da terra para pasto.

Mônica Buava, diretora-executiva da SVB, acrescentou: “Além de ajudar as crianças a ampliar seu leque de alimentos, o Programa Novos Sabores servirá de ferramenta para o Município de Ubatuba reafirmar seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, as prefeituras interessadas em oferecer essas opções à base de plantas para os alunos podem entrar em contato com a instituição.

Eles podem realizar treinamentos, sugerir cardápios e esclarecer os pontos positivos de trocar a proteína animal pela vegetal.

Outra iniciativa brasileira

Uma iniciativa similar a essa foi realizada na capital da Bahia, Salvador. Em um acordo entre o município, a Humane Society International (HSI) e Mercy for Animais (MFA) serão distribuídas mais de 10 milhões de refeições à base de plantas nas escolas todos os anos.

Fonte: Vegan Business

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS