Máscara facial: o que é + benefícios para sua pele

Conheça os principais tipos de máscara facial e saiba como incluir essa etapa de cuidado na sua rotina de skincare.

Máscara facial - benefícios 9  

Com certeza já deve ter passado pelo seu feed nas redes sociais uma ou outra selfie de amigos com rosto coberto por cremes coloridos, no estilo “spa em casa”. 

Isso porque as máscaras faciais agora estão disponíveis nas farmácias e perfumarias, facilitando o acesso a essa etapa de tratamento para a pele do rosto que antes era feita somente nos centros de estética.

Mas se você ainda não sabe muito bem do que se trata, o Diário Atlantikos te conta: as máscaras faciais são produtos com alta concentração de ativos. Por isso, ela garante ação rápida, profunda e prolongada de seus benefícios.

E são muitos os benefícios: ela energiza, hidrata, nutre, controla a oleosidade e revitaliza, trazendo um aspecto mais saudável para a pele desde a primeira aplicação. 

E o melhor: são muitas opções, para todos os tipos de pele. Vem saber mais!

Quais são os tipos de máscaras faciais?

Máscara facial - benefícios 8  

Imagem: Mathilde Langevin via Unsplash.

São dezenas de marcas, cada uma com outras dezenas de combinações de ativos que, juntos, potencializam efeitos diferentes na pele. Mas é possível classificar, de forma generalista, as máscaras em cinco principais tipos, de acordo com seus efeitos:

Máscara hidratante e de nutrição:

Ideal para peles secas, ainda mais se combinada com uma textura cremosa, revitaliza a pele e costuma trazer em sua fórmula vitaminas e minerais.

Máscara adstringente:

Direcionada para aqueles que sofrem com peles oleosas ou com acne, sua formulação, em geral, leva argilas e outros agentes como ácidos, melaleuca ou hamamélis. Algumas possuem a famosa função detox, que purifica o rosto, removendo as impurezas.

Máscara anti-idade e firmadora:

Costuma ser rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, além de proteínas, colágeno e elastina, que ajudam a oferecer o efeito firmador.

Máscara calmante:

Feita para quem tem pele sensível, a máscara calmante costuma levar extratos naturais como a camomila e a calêndula em sua composição 

Máscara clareadora:

Normalmente contém argila branca, com alguns ácidos específicos, vitamina C e extrato de folha de uva, entre outras substâncias.

Como escolher uma máscara facial ideal?

Máscara facial - benefícios 6  

Além de levar em consideração as características da sua pele, o critério de escolha sempre deve ser o benefício que você deseja obter.

O ideal é sempre consultar um dermatologista, cosmetólogo ou esteticista para indicar o produto exato para o seu perfil de pele, mas o Diário já adianta algumas informações importantes sobre a textura para levar em conta na hora da pesquisa:

Para pele normal:

As líquidas são as mais democráticas e recomendadas para todos os tipos de pele.

Para pele seca:

Prefira máscaras mais pesadas e de texturas cremosas, normalmente elaboradas com ingredientes focados na nutrição da pele.

Para pele oleosa:

Invista nas versões de texturas finas como um sérum.

Para pele sensível:

As mais fluidas e elaboradas com ativos calmantes são as mais indicadas. Evite a versão peel off para não sensibilizá-la após o uso.

Vale lembrar que a ação das máscaras para questões mais profundas de pele, como manchas, rosácea, acne ou rugas é limitada. Elas têm, sim, sua contribuição, mas devem ter um papel apenas complementar no tratamento.

Como utilizar a máscara facial?

Woman applying with brush clay mud mask to her face  

O melhor de tudo é que elas são super fáceis de usar! 

O primeiro passo é lavar bem a pele para retirar o excesso de oleosidade e as sujidades a que a pele é exposta no dia a dia. Essa etapa é muito importante para que a pele esteja pronta para absorver todos os ativos da máscara. 

Aliás, se possível, é indicada também uma esfoliação para retirar o excesso de células mortas que também inibem a absorção dos ativos.

Com a pele limpa, é só aplicar! Para as máscaras laváveis em creme ou gel, basta aplicar uma camada fina e uniforme na pele, de modo que a pele não fique visível, deixar agir por 20 minutos e depois remover com água corrente.

Máscara facial - benefícios 5  

Mas há também as máscaras peel off, que formam uma película sobre a pele que secam após um tempo e devem ser puxadas no final.

Elas são muito populares, mas não apresentam resultados tão profundos a longo prazo porque ao secar, não transmitem tantos ativos para a pele, inclusive removendo alguns que ainda não tenham sido absorvidos pela pele quando retiradas. 

Há ainda as máscaras em folha, também chamadas de sheet mask. São máscaras descartáveis que têm a textura de um lenço de papel reforçado, e vêm com recortes no formato do rosto. A vantagem dessa opção é a praticidade de já vir com a dose recomendada de produto, pronta para aplicação. A desvantagem é a geração de lixo.

Máscara facial - benefícios 4  

Quanto às instruções como tempo de permanência no rosto e frequência de aplicação, o ideal é seguir as instruções de uso no rótulo do produto, pois cada substância tem um tempo de ação.

Mas vale lembrar que não adianta recorrer a elas no fim de semana e derrapar nos cuidados mais essenciais do dia a dia. Ou seja: tem que remover a maquiagem, caprichar na hidratação e passar protetor solar.

Máscara facial vegana

Máscara facial - benefícios 7  

Imagem: Mathilde Langevin via Unsplash.

Normalmente a maioria dos ativos das máscaras faciais são de origem vegetal, como argilas e óleos essenciais. Mas é importante se atentar à composição descrita na embalagem. 

Ativos como o esqualeno e a lanolina são de origem animal. Outros como as ceramidas e o ácido hialurônico, que já é até famoso pelo altíssimo uso na indústria cosmética, podem ser de origem animal ou de origem vegetal. Por isso, além do rótulo do próprio produto, é necessário analisar também a postura da marca antes de realizar a compra.

Além disso, muitas e muitas marcas infelizmente ainda testam em animais. Por isso, procure pelos selos Cruelty Free ou Leaping Bunny, entre outros que atestam a postura da marca.

Com essas informações em mãos e um tempinho reservado para isso, sua rotina de skincare vai ganhar, e muito, com a adesão dessa etapa de tratamento e relaxamento.

Confira aqui as máscaras faciais veganas disponíveis na Atlantikos.

 

Fontes: Beleza na Web, Veja Saúde, Farma Biz.

 


Imagem8  Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!