Massa de pizza vegana sem glúten

Crocante por fora e macia por dentro, essa massa pode ser a base para todas as opções de recheio que seu paladar e sua imaginação permitirem.

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Imagem: Vegan and Colors.


75 minutos | Calorias: 209

Ingredientes:

– 1 xícara (240ml) de água morna

– ½ colher de sopa de açúcar

– ½ colher de sopa de azeite de oliva ou outro óleo vegetal

– 1 ½ colher de chá de fermento biológico

– 1 xícara (240 ml /130 gramas) de farinha de arroz

– ½ xícara (120 ml/60 gramas) de polvilho doce

– ¼ de xícara (60 ml /40 gramas) + 2 colheres de sopa de amido de milho

– ½ colher de sopa de psyllium (é opcional, mas muito recomendado. Deixa a massa mais firme e mais macia)

– ½ colher de chá de sal

– aprox. mais 2 colheres de sopa de farinha de arroz

Modo de preparo:

1. Numa tigela pequena, adicione a água, o açúcar, o azeite de oliva e o fermento biológico. Misture e deixe descansar por 5 minutos para que o fermento ative (deve formar uma espuma – ver vídeo)

2. Em outra tigela grande, adicione o restante dos ingredientes, exceto as 2 colheres de sopa de farinha de arroz, e misture bem.

3. Adicione a mistura do fermento na tigela das farinhas. Mexa primeiro com uma espátula e depois com as mãos. Neste ponto, se sua massa estiver bem mole, parecendo massa de bolo, adicione as duas colheres de farinha de arroz e continue mexendo com as mãos. A massa deve começar a ficar mais firme, e soltar do fundo da tigela e das mãos. Sove ela por 2 minutos. O resultado deve ser uma massa bem macia, não grudenta, bem maleável e não dura ou seca demais (ver vídeo).

4. Forme uma bola com a massa e deixe repousar por 45-60 minutos.

5. Passado esse tempo, a massa deve ter dobrado, ou mais, de tamanho. Sove ela rapidamente, na tigela mesmo, faça uma bola com ela, pegue entre as mãos e dê umas batidas forte nela, até notar que a superfície está bem lisinha.

6. Prepare sua forma de pizza (eu usei uma de 30 cm de diâmetro), coloque a massa em forma de bola no centro dela, unte as mãos com um pouco de óleo, e abra a massa com a ajuda das mãos. Comece pressionando com os dedos o centro da massa e vá empurrando ela para as laterais, até conseguir a grossura e forma desejada.

7. Deixe descansar por mais 10 minutos.

8. Pré aqueça o forno em 200°C.

9. Depois que a massa descansou por 10 minutos, adicione o seu molho de tomate (link da receita no molho de tomate abaixo) e recheios preferidos e leve para assar por 25-30 minutos: asse a pizza primeiro por 15 minutos, retire ela rapidamente do forno, adicione o queijo e asse novamente por 12 minutos.

Nota: depois de fria, a massa perde um pouco a maciez e a crocância, mas assim que aquecida novamente, volta a ficar bem macia.

Fonte: Vegan and Colors

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