Primeiro carro movido a energia solar será lançado esse ano

A empresa holandesa Lightyear será a primeira no mundo a realizar a produção em massa de carro equipado com painéis solares.

Nomeado ‘Lightyear 0’, o automóvel terá painéis solares curvos em seu teto, capô e porta-malas.

Esses painéis são capazes de carregar a bateria elétrica enquanto o carro está em movimento ou estacionado. O lançamento será na Europa pode ocorrer já em novembro.

A empresa afirma que o carro poderá dirigir cerca de 625 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até 65 quilômetros por dia devido aos painéis solares.

Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 (600 km) e significativamente mais do que o Kia Niro Long Range (460 km).

De acordo com Lightyear, cada hora ao sol adicionará até 9 quilômetros de carga à bateria.

Além de fornecer uma alimentação adicional de quilômetros, os painéis solares também significam que você gastará menos tempo em pontos de recarga.

A empresa diz que em um país quente como Espanha ou Portugal, se o seu trajeto diário for inferior a 35 quilômetros, você não precisará recarregar o carro por até sete meses.

Já em um país de clima mais nublado, como na Holanda, o carro precisaria ser carregado após dois meses.

Um carro leve

De acordo com o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot, o Lightyear 0 tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas é capaz de fazer mais com uma bateria menor.

“O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma, acrescentando que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.

Isso significa que “todo o carro é mais leve”, diz ele, “e você entra nesse ciclo de feedback positivo onde tudo pode ficar mais leve também. É assim que conseguimos chegar a 1.575 kg. Se você olhar para outros carros que oferecem alcance semelhante, todos eles são cerca de 40% mais pesados.”

Todo o conceito do Lightyear 0 é baseado em melhorar a eficiência e reduzir o tempo de carregamento e, por isso, ele tem uma velocidade máxima de apenas 160 km/h, além de demorar 10 segundos para ir de 0 a 160 km/h.

Fonte: CNN

 

ENTRE NA LISTA DE EMAIL E GANHE 10% OFF!

Receba descontos, novidades e ofertas exclusivas em milhares de produtos sustentáveis e veganos!

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS