Cidade australiana cria rede com malha para evitar poluição

Cidade australiana inova para diminuir a poluição em rios, córregos e oceanos.

A poluição no Brasil é algo cada vez mais comum e cotidiano para o brasileiro  desde meados do século XX, na qual começou um processo de  intensa urbanização do país.

Nas grandes cidades é muito fácil encontrar diferentes formas de impurezas  que acabam acarretando em prejuízos na qualidade de vida da população e na saúde do meio ambiente.

Cenários como córregos a céu aberto, rios e mananciais lotados de lixo e  cidades com uma péssima qualidade do ar, são exemplos comuns dessas situações de poluição urbana.

kwinana, cidade australiana, poluição, redes, redes de malha, captura de lixo, drenagem, poluição fluvial, poluição dos rios, esgotos, sustentabilidade

Córrego a céu aberto em Jaçanã, São Paulo (Foto: Folha de São Paulo)

Na tentativa de diminuir a poluição fluvial, a cidade australiana de Kwinana propôs uma nova forma simples de combater lixos que acabam chegando aos rios e reservatórios da região.

Em parceria com a empresa StormX, os australianos desenvolveram uma rede de tecidos capazes de filtrar e armazenar o lixo oriundos dos sistemas de drenagem da cidade, evitando a infecção dessas águas e as enchentes nas áreas residenciais.

Elas são instaladas nas saídas dos tubos possibilitando uma filtragem de poluentes de até 5mm de tamanho. Segundo o portal da cidade australiana, o sistema foi montado em março de 2018 com apenas duas redes iniciais.

A partir do mês de maio de 2018 a junho de 2019, foram coletados, aproximadamente, 1,700 kg de resíduos sólidos, sendo as malhas trocadas onze vezes desde sua instalação.

O máximo capturado por uma única armadilha foi de 260 kg, sendo encontrado desde embalagens de comida, garrafas, latinhas até material orgânico como areia e folhas de árvores.

Rede de Malha em Kwinana (Foto: Facebook)

Além de ajudar na coleta desses resíduos, o equipamento desenvolvido pela Stormx, possibilitou uma redução nos gastos na limpeza desses tubos que antes eram feitos à mão por funcionários da prefeitura de Kwinana. Porém vale ressaltar alguns pontos que podem vir a ser negativos em um futuro próximo.

A prefeitura não informa se algum animal já foi capturado nessas redes e isso poderia causar um efeito ambiental colateral importante, visto que se retira lixo mas  pode-se prender animais que vivem nestes sistemas de drenagem.

Além disso, o custo da instalação de cada rede foi de 10.000 dólares americanos, que pode ser um empecilho quando pensamos na realidade financeira dos estados e municípios brasileiros, apesar de que nas grandes cidades brasileiras os investimentos em obras contra enchentes, como a limpeza de rios e córregos, chegam a casa dos milhões.

 

 

VEJA TODOS CONTEÚDOS AQUI

Notícias, Curiosidades, Receitas, Filmes e Muito Mais!

 

Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS PRODUTOS