Shampoos em barra: a mesma utilidade com muito mais vantagens!

Tudo que você precisa saber para deixar seu cabelo mais saudável e seu banho mais sustentável.

Imagem: Sincerely Media via Unsplash.

Já queridinho de alguns, mas ainda desconhecido por muitos, o shampoo sólido vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso mesmo, são shampoos em barra, como um sabonete, que normalmente têm um processo de produção artesanal e levam ingredientes naturais em sua composição. 

O princípio é o mesmo: remover o excesso de óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas, bem como as sujeiras e resíduos sólidos que possam estar no couro cabeludo, como poeira e poluição do dia a dia.

E para os que ainda têm dúvidas se o shampoo sólido funciona, a resposta é que sim, e muito!

Quase sempre vegano e natural, ele alia praticidade à eficácia, com o grande diferencial de ser menos agressivo para os cabelos e menos poluente para o meio ambiente. Conheça as vantagens:

Ingredientes naturais

Enquanto os industrializados líquidos normalmente levam químicas como parabenos, petrolatos, sulfatos e corantes, por exemplo, os shampoos em barra ecológicos são menos agressivos aos fios e ao couro cabeludo.

Eles levam em sua composição ingredientes como: óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, especiarias, argilas, extratos de plantas, polpa de frutas, leites vegetais e uma infinidade de outros ativos naturais.

Vale ressaltar que alguns contêm mel, que apesar de ser um ingrediente natural e não químico, é de origem animal e não vegano.

Imagem: Paul Gaudriault via Unsplash.

Variedade

Hoje é possível encontrar as mais variadas formulações para cada tipo de cabelo, dos shampoos em barra hidratantes para cabelos secos aos anticaspa e para cabelos oleosos.

Por isso é importante observar atentamente a combinação dos ingredientes na hora da escolha, para que atenda às suas necessidades.

Ecológico

Cerca de 9 milhões de embalagens plásticas são jogadas nos oceanos todos os anos e esse número inclui as embalagens de shampoos e condicionadores que usamos diariamente.

Já o shampoo sólido costuma vir em embalagens de papel ou caixinhas de papelão, muitas vezes feitas de materiais reciclados e biodegradáveis.

Além de evitar o descarte da embalagem plástica o que já é uma atitude grandiosa , por serem naturais a espuma gerada pelos shampoos em barra são biodegradáveis, ou seja, não poluem os rios, não agridem os corais e a vida marinha.  

Imagem: Fitnish Media via Unsplash.

Alto rendimento

Se você observar a composição dos shampoos líquidos industrializados tradicionais, você vai ver que o primeiro ingrediente listado no rótulo é a água. Isso faz com que uma maior quantidade do produto seja necessária para ter o efeito de limpeza.

Pelo fato de possuírem uma concentração maior dos ativos, os shampoos sólidos naturais oferecem a mesma limpeza com uma porção muito menor de produto dissolvido na água do banho.

Por isso os shampoos sólidos naturais têm uma durabilidade muito maior: uma barra de 100g pode render de 40 a 60 lavagens algumas marcas indicam até 80!

Imagem: divulgação.

Praticidade

As barras de shampoos sólidas ocupam muito menos espaço e são bem mais leves do que as embalagens de shampoos líquidos, se tornando uma alternativa muito mais prática para levar em viagens e até mesmo no dia a dia.

Aliás, no quesito praticidade, os shampoos sólidos 2 em 1 atendem aida melhor, pois dispensam o uso de condicionador e ainda combatem o frizz.

Conheça todos os shampoos em barra disponíveis na Atlantikos aqui!

Como usar o shampoo sólido?

O início do processo é o mesmo de qualquer outro shampoo líquido: deve-se aplicar sobre os cabelos já umedecidos. Mas há um detalhe importante para evitar o aparecimento dos indesejados frizz: os movimentos durante a aplicação.

A barra deve ser passada seguindo do couro até as pontas, sem fazer o movimento no sentido contrário ou movimentos circulares. Essa recomendação evita também um atrito muito forte da barra contra os fios, o que poderia levar à ruptura dos fios mais finos.

Se o seu cabelo estiver em um momento mais delicado, existem produtos especialmente para cabelos frágeis, e fazer a espuma com as próprias mãos antes de passar nos fios também ajuda a diminuir o atrito.

Imagem: Matthew Tkocz via Unsplash.

Pontos de atenção

Os shampoos sólidos normalmente possuem o pH levemente alcalino, ou seja, mais elevado que os líquidos, e por isso promovem uma limpeza mais profunda.

Por isso, durante o período de adaptação do produto, é importante observar sinais e sintomas como coceira, ressecamento ou oleosidade excessivos e possível queda.

Caso algum desses sintomas ocorra, é importante procurar um tricologista, especialidade médica dedicada à saúde capilar.

Fontes: Boa Forma, O Dia, Clínica Doppio, Fefa Pimenta, Patricinha Esperta


Por Livia Maturana. Uma jornalista vegana que acredita no poder transformador de cada ato de consumo.
Conheça nossos Produtos
+5000 Produtos! Veganos, Ecológicos, Naturais e Orgânicos
VER TODOS OS PRODUTOS