Ecologia Profunda: 8 Princípios para Mudar o Mundo

Conheça mais sobre ecologia e sustentabilidade pelo olhar do filósofo norueguês Arne Naess.

O Filósofo-ecologista norueguês Arne Naess. Fonte: Britannica

A ecologia profunda

O termo cunhado pelo filósofo e ecologista norueguês Arne Naess propõe que a humanidade é mais um fio na “Teia da Vida” terrestre.

Com isso Naess afirma que as medidas de proteção ao meio ambiente não devem ser antropocêntricas, ou seja, focadas apenas nos seres humanos.

Segundo o conceito da ecologia profunda, cada elemento da natureza, incluindo a humanidade, deve ser respeitado e preservado para garantir o equilíbrio da Terra.

Fonte: Global tree

Os 8 princípios

Em um artigo publicado em 2005, Arne Naess cita 8 Princípios da Ecologia Profunda, e defende que esses valores cuidam da raiz do problema ambiental, além da valorização da vida não humana.

São eles:

1. O bem-estar da vida humana e não humana na terra tem valor próprio. O valor das formas de vida não humanas é independente de sua utilidade para os humanos.

2. A riqueza de diversidade de formas de vida na Terra é um valor em si mesmo.

3. Os seres humanos não têm direito de reduzir essa diversidade, exceto quando ela ameaça nossa existência.

4. A prosperidade da vida humana é compatível com a prosperidade das demais espécies. E não requer decréscimo da sua própria população ou de outras.

5. A atual interferência humana no mundo é excessiva e aumenta aceleradamente.

6. As políticas ambientais e ecológicas devem ser revistas. Economia e tecnologia devem considerar o meio ambiente em seu desenvolvimento.

7. A consciência humana deve evoluir visando mais qualidade de vida do que acumulação de bens.

8. Todos os que conhecerem os princípios anteriores, tem a responsabilidade de difundir e viabilizar essas alterações na sociedade.

Fonte: Medium

Para Naess, a revolução da ecologia profunda levará muitos anos, mas ele sempre se manteve otimista: “Temos que nos preocupar com o que podemos fazer hoje, e no próximo século alcançaremos os resultados desejados.”

Fonte: Wikipedia, Carlos Franquinho

 

 

Conheça nossos produtos!

+ de 1000 produtos
Naturais, Ecológicos, Veganos e Orgânicos
Ver Todos os Produtos

Deixe um comentário