Economia Sustentável e a Ressignificação do Sucesso

Um novo conceito de economia ressignifica o mercado e questiona os conceitos de sucesso. 

Consumismo e Sustentabilidade

O consumismo como conhecemos nasceu durante a revolução industrial, e com certeza os donos das primeiras indústrias não tinham a percepção de sustentabilidade que temos hoje.

Não podemos culpá-los, pois naquela época se pensava que recursos naturais eram inesgotáveis, hoje sabemos bem que não é assim.

Segundo estudo do Instituto Akatu, se mantivermos os padrões atuais de consumo, antes de 2050 iremos precisar de 2 terras para nos fornecer recursos.

Como não temos outra Terra á disposição, nossa única alternativa é cuidar e usar conscientemente esse planeta em que estamos.

 

As Mudanças do Mercado e o Greenwashing

Desde o início dos anos 2000, práticas de sustentabilidade têm sido implementadas em vários segmentos do mercado.

Essas ações são sem dúvida muito importantes para a readequação da nossa cadeia de produção, porém um efeito colateral desse fenômeno é o chamado “Greenwashing”, ou em português, “lavagem (ou banho) verde”.

O Greenwashing é mais comum do que se imagina.

O Greenwashing consiste em incorporar temas ou símbolos relacionados á sustentabilidade na publicidade de uma empresa ou instituição, enquanto oculta ou desvia a atenção de impactos negativos gerados por ela no meio ambiente.

 

O “Novo” Sucesso

Em decorrência da necessidade da diminuição e reestruturação do modo de produzir e consumir, um novo conceito de sucesso profissional e pessoal tem surgido na última década.

Para que a humanidade continue sendo viável, uma mudança de mentalidade se faz urgente, principalmente quanto ao que representa uma pessoa ou negócio bem-sucedido. Os critérios do que é “sucesso” mudaram!

Grande parte do mercado já reconhece a sustentabilidade como uma urgência. (fonte: Eu Reciclo).

Com o acúmulo de bens deixando de ser um símbolo absoluto de vitória na vida, o reconhecimento da relevância da mensagem passada por empresas e pessoas ganha importância.

E o pano de fundo de toda essa revolução é sem dúvidas a colaboração e sustentabilidade social e ambiental.

A economia sustentável é a única saída para a sequência da vida como conhecemos (fonte: Medium).

Fonte: Ponto Eletrônico. ME; Wikipédia; Instituto Akatu.

 

 

Conheça nossos produtos!

+ de 1000 produtos
Naturais, Ecológicos, Veganos e Orgânicos
Ver Todos os Produtos

Deixe um comentário