Petrolatos: os males do petróleo para nós

Eleito vilão pelos dermatologistas, esse componente é mais comum do que se imagina em produtos de beleza

Petróleo. (Fonte: Unsplash)

O que são petrolatos?

Petrolatos são derivados de petróleo cru, e são usados em medicamentos, cosméticos e produtos capilares, principalmente devido a seu baixo custo.

O óleo mineral e a parafina, também são derivados do petróleo, apesar de muitas vezes não serem classificados como petrolatos nas composições desses produtos.

 

Por que são prejudiciais?

Petrolatos podem ser altamente tóxicos e alergênicos, não apenas para quem utiliza produtos que os contenham na sua composição, como também para quem os manuseia na sua produção.

Eles são impermeabilizantes da pele, ou seja, impedem a saída de água do local em que foi aplicado, bem como impedem a entrada de nutrientes, deixando a pele com aspecto oleoso.

Célula de câncer: petrolatos são suspeitos cancerígenos. (Fonte: El País).

Por esse motivo, os produtos com petrolatos passam a impressão de hidratação, sendo que, na prática, apenas impedem a troca de fluídos, o que também pode ser prejudicial.

O Madesafe, famoso selo americano de produtos não-tóxicos, classifica os petrolatos como “proibidos para consumo”, e o IARC (International Agency for Research for Cancer) os classifica como “suspeitos cancerígenos”.

 

Como identificar?

Veja a lista abaixo com componentes químicos derivados do Petróleo que você deve procurar na composição do produto antes de comprá-lo.

Segue a lista: Mineral Oil; Paraffin; Paraffinum Liquidum; Petrolatum; Red Petrolatum; C10-11 Isoparaf-fin; C13-14 Isoparaffin; C13-16 Isoparaffin; C15-35 Isoparaffin/Isoalkylcycloalkanes; C18-50 Isoparaffin; C18-70 Isoparaffin; C20-40 Isoparaffin; Chlorinated Paraffin; Beta-Methyl-Cyclododecaneethanol; Diisocetyl Dodecanedioate; Dioctyldodecyl Dodecanedioate; Dode-cane; Dodecanedioic Acid; Dodecanenitrile; Epoxycyclododecane; Ethylene Dodecanedioa-te; Isododecane; Methoxycyclododecane; Tetramethyl-5-Oxatricyclododecane; C7-8 Isopara-ffin; C8-9 Isoparaffin; C9-13 Isoparaffin; C9-14 Isoparaffin; C9-16 Isoparaffin; C10-13 Isopa-raffin.

 

O que usar?

Existem várias alternativas para a composição de produtos cosméticos e capilares, que além de inofensivos para a saúde humana, realmente ajudam a hidratação da superfície de pele e cabelos, e também possuem nutrientes que causam outros benefícios.

Manteigas e óleos vegetais são excelentes bases para cosméticos. Manteiga de Karitê e óleo de Coco por exemplo são altamente nutritivos e naturalmente hidratantes e emolientes.

 

 

Escolha produtos naturais e/ou orgânicos!

Conheça os nossos produtos de Higiene e Cosméticos aqui, todos com características Orgânicas ou Naturais ou Ecológicas ou Veganas!

 

Fontes: Revista Quem e Left Cosméticos.

Conheça nossos produtos!

+ de 1000 produtos
Naturais, Ecológicos, Veganos e Orgânicos
Ver Todos os Produtos

Deixe um comentário